“Era uma vez um rico fazendeiro no nordeste do Brasil que tinha um boi muito valioso. Além de muito bonito, o animal sabia dançar! E seu dono gostava muito dele. Nesta mesma fazenda morava um casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catrina, que estava grávida.
Um belo dia, Mãe Catrina teve um desejo de comer a língua daquele boi tão especial. Pai Francisco, apesar de temer o patrão, não queria que seu filho nascesse com cara de língua de boi e então, matou o boi e satisfez o desejo de sua esposa.
Quando o fazendeiro andava pelo pasto, sentiu falta do seu animal. Ao encontrá-lo morto, ficou desesperado e pediu para chamarem o Xamã da região para que trouxesse seu boi de volta a vida.

O índio veio até a fazenda, fez um ritual, puxou o rabo do boi e ele então reviveu, mais bonito e dançando muito mais. Desde então, celebra-se o nascimento, a morte e a ressurreição do boi, em um ciclo que se inicia nas festividades juninas.”
Esta lenda foi escolhida como tema para a nossa Festa Junina deste ano na Maple Bear Jaguaré. E para enriquecer esta celebração, nossos grupos irão pesquisar sobre cada um dos personagens da lenda, que compõem os pilares da cultura brasileira:
-Pai Francisco e Mãe Catrina = ESCRAVOS > Toddler
-Xamã = INDIOS > Nursery
-Boi = NATUREZA E GEOGRAFIA > Junior Kindergarten
-Fazendeiro = IMIGRANTES > Intermediate Kindergarten
E fiquem atentos aos próximos mugidos!!!! EEEeeeeeee boi!