Múltiplas idades – Aprendendo juntos!

A turma do Full Time é única e muito especial! Formada por crianças que estudam conosco em período integral, compreende todas as nossas turmas: Toddler, Nursery, JK e IK. Enquanto que à tarde todos se direcionam para salas específicas, com amigos da mesma faixa etária, no período da manhã nos reunimos em um mesmo grupo de múltiplas idades, que ensina e aprende sempre junto!

DSCN6402 050

Nós, professores, temos de ter em mente que ninguém é igual a ninguém, que cada criança é única e que todos os grupos são heterogêneos. Entretanto, quando reunimos em um mesmo ambiente educativo crianças de diferentes idades, precisamos estar atentos às particularidades desta relação, que encontram suporte nas teorias de Lev S. Vygotsky, a respeito do desenvolvimento intelectual das crianças em função de suas interações sociais, principalmente no que diz respeito à Zona de Desenvolvimento Proximal.

DSCN7451 DSCN7456

Para Vygotsky, o aprendizado se dá a partir da linguagem simbólica construída pela mente, através da qual os seres humanos ressignificam o mundo que os rodeia. Isto se dá pela mediação do Outro, seja ele um adulto ou criança mais velha. A Zona de Desenvolvimento Proximal se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou que já compreendeu determinado conceito e pode, de alguma forma, ensinar). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.

Fernanda s pics 005 Fernanda s pics 017

Aqui na Maple Bear Jaguaré, na turma do Full Time, isto é o que acontece diariamente. Os mais novos aprendem com os mais velhos, e vice-versa. Nossas atividades são realizadas em conjunto, fundamentadas em projetos que partem dos conhecimentos prévios de nossos alunos a respeito da realidade que os cerca, e planejadas de maneira que todos possam participar e aprender. Um ajuda o outro na construção de novos conhecimentos, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada um.

003 Fernanda s pics 132

Existem outras escolas nas quais há turmas de múltiplas idades, com estudos multidisciplinares, e tais experiências têm apresentado resultados bastante positivos, servindo de exemplo para a compreensão de uma pedagogia inovadora.

Para saber mais, sugerimos:

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf

http://amorimlima.org.br/

http://www.escoladaponte.pt/site/

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s