Espelho, espelho meu…. como o meu filho aprende a fazer tudo como eu?
Você já se perguntou como o bebê aprende a bater palmas, acenar com a mão e fazer “high-fives”? Pesquisadores vem estudando a presença de “neurônios espelhos” no cérebro humano. Esses neurônios percebem a atividade física, expressão facial e emoções, e prepara o cérebro para espelhar essas ações e sentimentos.
Da mesma maneira, se você está estressado, ansioso ou animado, esses neurônios vão “captar” sua emoção e criar o mesmo sentimento na criança. Por isso cuidar de nós mesmos descansando fazendo exercício ou indo ao cinema com nossos parceiros é benéfico também para nossos filhos que “espelharão” as emoções positivas que essas ações nos trazem.
Mirror Neurons ajudam a explicar porque choramos, rimos ou ficamos bravo, juntos com aqueles a nossa volta, tão facilmente. Também explicam porque o que fazemos e como nos comportamos como país, é muito mais poderoso do que palavras para ensinar os nossos pequenos.
Quanta didática na explicação! Parabéns!
E a foto super ilustrativa!