Uma das primeiras coisas que percebi já nas primeiras semanas de aula, é que as crianças encaram diversos pequenos desafios cotidianos que exigem habilidades e competências sociais, de certa forma, complexas ainda na primeira infância
.
De acordo com alguns escritores, essas competências sociais não estão apenas relacionadas ao conhecimento social e emocional, mas também o cognitivo .
Além da educação formal, as crianças estão o tempo todo desenvolvendo valores sociais, autoestima, inteligência emocional, habilidades interpessoais, autocontrole (principalmente!), sentimento de identidade, planejamento, organização e tomada de decisões, competências culturais, etc. Nossa, são muitas! Não?
Só posso dizer que, nessa variedade de pequenos desafios cotidianos, consigo admirar em cada uma das crianças, suas incríveis personalidades e potencialidades! Acredito na riqueza de suas particularidades, até porque nossa sociedade precisa dessas variadascompetências e diferenças!
E os meus pequenos desafios? Também não são tão fáceis, mas acho fascinante, cotidianamente, descobrir formas de dar suporte para que as crianças superem dificuldades e percebam novas maneiras de se comportar e compreender o mundo à sua volta.