Practical Life

Nós do JK começamos o semestre com muitas atividades de Practical Life.

Mas o que são estas atividades?

São literalmente atividades da vida prática, que estão relacionadas à nossa vida cotidiana, que além de fascinar as crianças, colaboram para o desenvolvimento da motricidade, da atenção, da concentração, da autonomia e ainda aumentam a auto estima da criança que percebe sua capacidade para executar uma atividade que comumente vê o adulto fazendo.

Em nossa sala separamos uma shelf inteira para estas atividades. Lá é possível encontrar trays com tigelas, pinças, copos, pás, colheres, agulha bem grossa e lã. Com estes materiais as crianças podem transpor pequenos e grandes objetos, versar líquidos e sólidos, peneirar e bordar. Além destas trays, também proporcionamos experiências semanais com os propósitos de ampliar o repertório de habilidades das crianças e sua consciência sobre seu papel com o cuidado consigo próprio e com o ambiente em que vive e convive. Alguns exemplos destas atividades são: abrir e fechar portas, varrer o chão, limpar mesas e janelas, escovar os dentes, enrolar tapetinhos, dar banho no bebê dentre outras.

DSCN1783 Transpondo com pinça.

DSCN1837 Versando líquido.

DSCN1720 Transpondo com pinça.

DSCN1723Peneirando e secando bandeja depois de versar líquido.

DSCN1715 Dando banho no bebê.

DSCN1719 Escovando os dentes.

DSCN1872 Limpando vidro da porta.

É uma grande satisfação constatar que nossas crianças exploram todos estes materiais e tarefas durante o free choice, e seguramente são as atividades mais apreciadas neste momento.

Uma outra situação que vivemos diariamente que é uma fiel tradução da vida prática, é a hora do nosso snack. Cada dia que passa estamos estimulando cada vez mais a autonomia e a consciência para uma boa alimentação, convidando as crianças para ajudar na organização do lanche, para se servir sozinhas e também para cuidar da limpeza ao término da refeição.

DSCN1809 Se servindo na hora do lanche.

Como dica, sugiro que os pais em casa estimulem a participação das crianças em atividades rotineiras como o preparo de uma refeicão, a arrumação do quarto, o dobrar e guardar meias dentre outras pequenas tarefas, e que também proporcionem situações onde a prórpia criança possa se servir, se trocar ou até mesmo tomar um banho sozinha de vez em quando. Tudo isto contribui efetivamente para a autonomia dos pequenos e consequentemente para o seu senso de comunidade e auto estima.

See you soon!

Cibele

Deixe uma resposta