Projeto Sustentabilidade – Captação de água da chuva

Os alunos do Full Time iniciaram nesta semana o Projeto Sustentabilidade, que será feito em 4 módulos ao longo do ano: ÁguaCompostagem e minhocário; Plantar e Colher e Reciclar e reutilizar.

Começamos pesquisando sobre o que as crianças sabiam a respeito da água e o que elas gostariam de saber. O tema da falta d’água foi o mais citado, o que nos fez pensar em como poderíamos economizar, reutilizar e captar água, principalmente a água da chuva, que cai sobre nós e costuma escorrer pelo ralo. Será que podemos guardar a água da chuva e utilizá-la em nossos afazeres diários? De que maneira podemos fazer isso?

E foram todos, cheios de ideias, desenhar projetos de captação da água da chuva. O resultado foi incrível e compartilhado entre todos!

DSCN6297 DSCN6298 DSCN6301DSCN6304

O próximo passo foi colocar tudo em prática! O local escolhido foi o cano que desce do telhado, situado no novo jardim. Para ficar mais fácil de entender, fizemos uma maquete!

dscn6382 DSCN6367DSCN6370 DSCN6378  DSCN6383

Aprenda com as nossas crianças a fazer um sistema de captação de água da chuva com descarte de chuva ácida, passo-a-passo:

1 – Escolha o local (pode ser um telhado e você pode utilizar o cano que vem da calha);

2 – Para calcular a quantidade de chuva ácida, é preciso fazer uma relação entre a área do telhado e o índice pluviométrico (de precipitação da chuva diária, mensal ou anual). Costumamos considerar que a cada 1mm de chuva temos 1 litro por m² (http://www.estacao.iag.usp.br/Boletins/DJF20132014.pdf). Se houver mais de uma calha será preciso calcular a divisão;

3 – Posicione a caixa d’água para a chuva ácida e para o abastecimento de acordo com o destino de utilização (melhor se for em um lugar alto, para aproveitar a força da gravidade);

4 – Será preciso fazer um coletor de folhas e de outras partículas que cairão do telhado (Cortamos dois canos na diagonal e colocamos uma redinha):

DSCN6385 DSCN6389 DSCN6418

5 – Teremos uma caixa d’água para a chuva ácida (primeiros 5 a 10 min de chuva) e uma para o restante de água. Será preciso, portanto, fazer um bloqueio com uma bola de isopor (e usar uma redução) para que a água vá para a segunda caixa:

DSCN6430

6 – Por fim, colocamos as torneiras para retirar a água. Veja como ficou (os galões serviram até como tela de pintura!):

DSCN6637

Esta água pode ser usada para regar as plantas, lavar o chão, fazer a limpeza e até para a descarga. Faça você também!

2 pensamentos

  1. Caroline …Mil vezes parabéns e todo sucesso do mundo para vc que hoje mostra toda sua capacidade de implantar no mundo idéias e práticas, que só acrescem a todos…. Abraços

  2. Parabéns Caroline pela iniciativa com o apoio da Maple Bear. É de pequeno que se ensina a respeitar e preservar o planeta, a nossa morada a Mãe Terra.

Deixe uma resposta