Relaxation Time

Os tempos mudaram, e, cada vez mais nossa rotina exige ainda mais de nós. Vivemos em um ritmo tão acelerado que relaxar parece pecado, nem sabemos direito o que é isso mais… Raramente tiramos uns momentos para relaxar devidamente e é desta forma que estamos contagiando às nossas crianças com o estresse desde cedo.

A maioria das crianças está envolvida numa variedade de atividades extracurriculares, por exemplo. Nós as sobrecarregamos tanto, com esforços novos e diferentes, pensando sempre em estimulá-la ao máximo para que se desenvolva da melhor forma possível, que elas não têm oportunidade de aprender a repousar.

Contrariamente aos valores energéticos da nossa sociedade, o relaxamento e a meditação podem criar bem estar e motivação. Mais do que isso, permitem que uma pessoa se vire para dentro de si, que se conheça e, em consequência, fique em paz consigo mesma.

Pode-se dizer que toda criança precisa gastar energia e extravasar suas angústias, já que a criança não tem ainda facilidade e habilidade para expor o que está incomodando-a. Dessa forma, às vezes, sem que percebamos, oferecemos para as crianças atividades fortes que vão ajuda-los a liberarem sentimentos e ansiedades inconscientes. Quando as crianças não fazem nada que auxilie este alívio, acabam guardando tudo o que incomoda e o resultado deste acúmulo normalmente é desastroso: ficam agressivos ou começam a “aprontar” (ex: riscar paredes, mentir, quebrar objetos, chutar, etc.).

Tudo isto demonstra que há algo de diferente com a criança. Ela só está tentando dizer que algo a incomoda e precisa colocar para fora tal angústia; precisa correr, pular corda, andar de bicicleta, dançar, fazer esportes, etc. O importante é que tais brincadeiras sejam fortes e ajudem a criança a suar e cansar para esgotar as sensações de “mal estar” que existiam.

Da mesma forma funciona o relaxamento. Há uma necessidade dentro da criança de se acalmar. E tal necessidade aparece sempre que ela está esgotada/cansada. Toda vez que uma criança gastar energia, extravasar suar ou cansar, precisará relaxar e se acalmar. Por isso o nosso Relaxation Time é depois do Playground e quando os adultos não proporcionam momentos de relaxamento para a criança na hora em que ela precisa, os resultados também podem ser desastrosos.

Ensinar as crianças a relaxar significa, basicamente, ajudá-la a ligar-se com o seu eu interior, incluindo a sua imaginação e a verdadeira essência do seu ser. Por isso, as escolas têm um papel fundamental neste jogo de atenção e relaxamento para a criança.

A escola promove atividades e brincadeiras durante o dia do aluno para que sue e gaste energia e também deve promover momentos de relaxamento. É muito importante que na escola os professores usem exercícios de relaxamento para dar tempo as crianças de exercerem sua criatividade, para praticarem a atenção e estarem livres de preocupações.

Ter tempo para relaxar pode, no mínimo, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de resolução de problemas. Por vezes, o simples fato de focar a atenção numa tarefa diferente permite que surjam ideias novas e frescas.

O grande ponto chave é que se respeitarmos o momento da criança, teremos crianças mais saudáveis organicamente e psicologicamente.

IMG_1606
Relaxation Time with Balls

IMG_1593 IMG_1598

Exercícios de Relaxamento Infantil

Exercícios de relaxamento infantil desenvolvem a noção corporal, assim como proporcionam momentos importantes de descontração. Os exercícios de relaxamento infantil foram desenvolvidos para que, de forma calma e serena, a criança possa ir relaxando, sentindo-se menos inquieta e estressada.

Os exercícios de relaxamento infantil que se seguem podem ser realizados no início ou no fim de uma atividade motora mais intensa ou simplesmente quando perceber que a criança necessite parar e relaxar das tensões que está a sentir.

Como é o Relaxation Time do Toddle PM?

Depois do Playground precisamos voltar para a sala. E não é nada fácil sair de um momento tão agitado para um momento que exige tanta concentração! Então a Cecis sempre prepara um momento de relaxamento.

Quando chegamos à sala, bebemos água e já é hora de deitar ou sentar no chão, numa posição e local confortável, para relaxar.

Algumas vezes é um momento de assistir a vídeos curtos sobre a unidade que estamos trabalhando, outras é o momento de cantar uma música calminha, como The Ants Go Marching, algumas vezes a Cecis passa um lençol por cima de cada criança cantando uma musiquinha com nossos nomes rimando (Felipe, catibiribipe, samaracutipe, fili fili ipee…), mas os dias em que praticamos Yoga aproveitamos demais o nosso Relaxation Time!

IMG_1642

IMG_1640
Yoga

 

O que você pode fazer com as crianças em um momento de relaxamento:

Peça que respirem fundo, uma ou duas vezes, e deixem que os seus olhos se fechem, se assim quiserem (se a criança estiver muito irrequieta, só de fazer com que ela se concentre na sua respiração pode ser o suficiente para acalmá-la um pouco.). Depois, fale de lugares que eles possam estar (num bosque, onde tem cachoeira, etc.). Coloque músicas com sons da natureza, em baixinho de fundo (existe uma variedade de técnicas diferentes que podem ser úteis na indução de um relaxamento).

Crianças mais velhas podem simplesmente querer tempo para descansar um pouco ou pensar em privado. Para outras crianças, continuar com mais algumas respirações profundas pode ser o suficiente.

Seguem mais algumas sugestões para incorporar momentos relaxantes na vida das crianças:

– Use imagens mentais:

  • Faça com que a criança imagine que é molinha como uma boneca de trapos, com cada parte do seu corpo (braços, pernas, cabeça…).
  • Peça que ela imagine as ondas numa piscina ou no mar, que ela permita que o seu corpo sinta a água suave nos seus braços e pernas.
  • Talvez elas possam gostar duma visita amigável de um golfinho, uma estrelinha do mar ou alguns peixes tropicais coloridos, então peça lhe que imagine uma conversa em que as criaturas usam palavras relaxantes e quem sabe até lhe tragam uma mensagem especial.
  • Deixe que a criança escolha a cor da água, da areia e dos peixes. A imaginação, não a realidade, é a chave nesta situação.
  • Existem muitos lugares diferentes para onde os seus pensamentos a podem levar (talvez ao parque ou ao seu passeio favorito). Por vezes, fale antes, a conduza ao relaxamento, e veja até aonde a sua criança conseguirá ir. Outras vezes, deixe à vontade dela.
  • Se a ideia da criança é imaginar uma caça ao tesouro ou uma festa de aniversário, também pode ser. Os pensamentos podem ser aventureiros e empolgantes.

– Use afirmações positivas:

  • O adulto e a criança podem fazer uma lista de pensamentos e frases positivas, fazendo com que a criança possa repetir para si própria durante o exercício de relaxamento.
  • Deixar que a criança apenas ouça estas frases positivas pode ser muito reconfortante e motivador.

– Exercícios de consciência corporal:

  • Mexer os dedos fingindo que toca piano, depois os pulsos;
  • Colocar as mãos nos ombros e rodar os ombros para frente e para trás;
  • Com as mãos no pescoço, elevar os cotovelos e expirar;
  • Com as mãos na cabeça mexer a mesma para frente e para trás e para direita e esquerda;
  • Apoiado nos braços esticar e encolher as pernas e rodar os tornozelos;
  • Sentado, massagear os dedos dos pés;
  • Sentado, rodar os tornozelos, um de cada vez;
  • Sentado, dar um “pontapé” no ar, um pé de cada vez;
  • Sentado, juntar as plantas dos pés, segurando com as mãos, e mexer os joelhos para cima e para baixo;
  • Na posição dos gatinhos, com as mãos e os joelhos no chão, arquear as costas e esticar o tronco;
  • De pé, abaixar-se sobre os calcanhares e voltar a levantar-se;
  • De pé, com as mãos nas ancas, mover-se para direita e para esquerda;
  • De pé, com os braços levantados, inclinar-se para um lado e para o outro;
  • De pé, esticar os braços e deixar cair para baixo.

Os pequenos amam esse momento da nossa rotina! Faça essa experiência e conte para nós como foi! Tenho certeza que será muito satisfatória!

Com carinho,

Aline

IMG_1574

Referências:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s