A semana de Open House da escola é um momento muito importante para estreitarmos a parceria entre escola e pais. Mas agora eu gostaria de falar da importância deste evento para mim, professora da sala do Toddler.
Existe, inicialmente, sempre uma tensão, afinal precisamos preparar apresentações, organizar trabalhos e sala, treinar nosso discurso… Porém, este sentimento vem na quantidade certa para nos fazer focar e concentrar as energias em algo tão importante.
Após nos reunirmos em equipe e decidirmos os temas a serem abordados, começamos um trabalho que dura em torno de 4 semanas de preparação (que, na verdade, é resultado de todo um ano de trabalho!).
Primeiro, começamos nos organizando para conseguirmos registrar em fotos e videos momentos preciosos que tentamos traduzir para os pais posteriormente.
Então, estudamos (sempre estudamos mais!) sobre o assunto que iremos abordar. Ex: aquisição da segunda língua; rotina; centros de trabalho; desenvolvimento infantil.
Logo depois, começamos a fazer rascunhos e selecionar fotos que ilustram nossas falas. E é assim que começa um momento de enorme prazer, aquele em que a gente percebe o trabalho incrível que temos desenvolvido juntos!
Com os retoques finais e a apresentação pronta, é chegado o dia do encontro com os pais. E aquela ansiedade gostosa, volta a tomar conta de nós. Já não vemos a hora de dividir com os pais o prazer de ver como nossas crianças estão crescendo e se desenvolvendo de maneiras tão incríveis! E poder mostrar para eles o que estamos fazendo para ajudar neste processo!
Aquela hora de slides no fim de um dia cansativo de trabalho acaba passando muito rápido para tudo que gostaríamos de contar. Mas a sensação de trabalho muito bem realizado é a mais gratificante que podemos conseguir. Talvez o dia do Open House poderia ser o Dia dos Professores, pois não há presente maior que possamos ganhar!
A Cecilia é professora do Toddler PM.
Você pode conhecer mais sobre ela aqui.
Concordo em número, gênero e grau. Ótimo texto!