Lidando com pessoas difíceis no trabalho

guest post_cabeçalho

 

Relacionar-se bem com as pessoas é uma arte; muitas vezes acontece naturalmente, mas há momentos em que isto exige um esforço a mais, não é mesmo? Quem é que não teve (ou tem) aquele companheiro de trabalho que sempre torce o nariz para o que você fala? E aquele chefe que, de tão centralizador ou rude, acaba mais atrapalhando do que motivando a turma?
Esta é a realidade enfrentada por muitas pessoas, embora esteja longe de ser a situação ideal de trabalho. E qual é a situação ideal de trabalho? A resposta para esta pergunta é o primeiro passo para conseguir lidar com estas pessoas difíceis… É preciso estar claro, seja pelos valores da empresa ou pelo acordo entre as partes envolvidas, qual é o ambiente de trabalho que a corporação e seus colaboradores devem buscar e construir.

hands-620x250
O que você valoriza mais: a busca voraz e desmedida por resultados, ou um ambiente de trabalho que preza pelo respeito e trabalho em equipe? Competição e liderança agressiva ou colaboração e líderes que despertem o que há de melhor em sua equipe?
Especialistas em Coaching recomendam que VOCÊ seja a mudança que deseja ver no mundo: se o colega de trabalho lhe desagrada no trabalho em equipe, dê você mesmo seu exemplo de como colaborar e juntos serem mais; se seu chefe parece uma bomba, sempre pronto a explodir e usar de grosserias, seja você o contraponto que ele e a empresa tanto precisam. Entenda o que é esperado de você em cada situação, e faça a diferença positiva no ambiente em que você está!
Agora, se você está buscando uma nova oportunidade de trabalho, aproveite o momento da entrevista não apenas para “vender” seu potencial, mas também para decidir se você quer “comprar” a vaga que lhe é oferecida na empresa em questão. Pergunte sobre a equipe de trabalho, conheça quem será seu chefe, e veja se seus valores e pontos de vista podem se alinhar. Converse com quem já está lá dentro e escute as opiniões a respeito do ambiente proposto. Você também tem o direito de aceitar ou reprovar a empresa que lhe procura! Afinal, passamos boa parte de nossos dias no trabalho, e que bom seria conseguir se relacionar bem com todos, não é?
Então, como VOCÊ pode fazer sua parte e COMEÇAR AGORA a melhorar suas relações com aquelas pessoas que lhe tem causado tanto transtorno?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s