A importancia da Inteligência Emocional para as crianças de todas as idades

unnamed

Inteligência emocional é um conjunto de habilidades necessárias para compreender sentimentos e emoções bons e ruins, próprios e dos outros, e assim regulá-los.

 
Mas antes de aprender a regular as emoções é necessário que a criança entenda qual tipo de emoção ela está sentindo. E na grande maioria da vezes, o papel de um adulto é fundamental neste momento, para ajudá-las neste processo de nomear o sentimento e entende-lo.
 
O aprendizado surge através da interação social e de exemplos, podemos usar o dia a dia para a aquisição desta consciência emocional, quando a criança experiencia um sentimento e não sabe como lidar com ele, devemos compreendê-los, tranquilizá-los e guiá-los, ou seja, explicar o que é, tentar entender o por que ela está se sentindo desta forma e encontrar uma forma saudável de externaliza-lo (vale tanto para os sentimentos ruins quanto os bons).
 
Quando conseguimos compreender o que sentimos fica muito mais fácil compreender como o outro se sente e dessa forma ser solidário ao outro. Aumenta a flexibilidade cognitiva, a atenção e a concentração, facilitando a resolução inovadora e criativa de problemas e aumentando a capacidade de organizar ideias. Tornado-os adulto completos que sabem lidar com os conflitos do dia a dia de forma saudável.
 
As crianças precisam de modelos, exemplos e de intervenções pedagógicas. Isto deve ser feito não só na escola, como também em casa. Como educadores, devemos estar atentos às situações que favorecem esta aprendizagem.
Intelig_ncia_Emocional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s