O Milagre da Vida

A vida está em constante transformação. Nossos filhos, até ontem tão bebês, agora nos surpreendem com sua autonomia. A natureza ao nosso redor nos apresenta, a cada dia, mudanças e ciclos que nos fazem perceber a beleza da vida… E, assim, durante um mês, fomos todos prestigiados – as crianças do Full Time, do IK, as professoras e até mesmo os funcionários aqui da Maple Bear – com a metamorfose de uma lagarta em mariposa, em um projeto envolvente e inesquecível!

Esta é a lagarta Pseudosphinx Tetrio. Colorida e inofensiva, ela habita a árvore Jasmim Manga – apenas as de flores brancas – e adora comer suas folhas! Ela come, come, come, sem parar e aproveita também a seiva da planta. Esta seiva é venenosa, mas não para a lagarta, que se alimenta dela para proteger-se de predadores.

ImageImage

Estas vieram do sítio da Bô, nossa diretora, e logo se transformaram em casulos!

ImageImageImage

Outra curiosidade: este tipo de lagarta não faz seu casulo preso nos galhos das árvores. Ela prefere enterrar-se no solo e lá permanecer quietinha até que a metamorfose se dê por completo!

Image

E foi então que, após cerca de um mês, algo começou a acontecer… Um dos casulos começou a se mover, de um lado para o outro, girando sobre si mesmo, desenterrando-se! E isto durou o dia todo!

Até que, na manhã seguinte, lá estava ela! Uma frágil e bela mariposa! Sim, uma mariposa! Um Pseudosphinx Tetrio adulto, de hábitos noturnos e grandes olhos negros!

Image

Veja como ficou o casulo abandonado.

ImageImage

 

 

Image

Dias depois, foi a vez das outras duas mariposas completarem a sua metamorfose. Após um tempo preparando suas asas, elas estavam prontas para voar e reproduzirem-se, dando continuidade ao ciclo da vida!

E nós tivemos de nos despedir…

Image

Mas guardaremos para sempre esta bela lição, de respeito à natureza e aos seres vivos.

E sentiremos saudades…

 

Nenhum pensamento

Deixe uma resposta