5 Senses

Nesta unidade trabalhamos com os cinco sentidos: o tato, a visão, o olfato, o paladar e a audição.

Pensando nisso, criamos diversas atividades com foco em cada um desses sentidos, e o resultado? Muita diversão e aprendizado!!!

Para trabalhar nossa visão, realizamos atividades e experiências que chamassem a atenção das crianças para esse sentido tão apurado, por isso produzimos vitrais com papel celofane, binóculos e caleidoscópios, trabalhamos com os livros de histórias escritos em Braille e fizemos uma experiência incrível com leite, óleo e corante de alimentos, olha só o resultado…

VISAO 1  SUN CATCHER 3  VISAO 2   BRAILLE 4

Para trabalhar nosso tato, conversamos e desenhamos nossas mãos, dando a elas diferentes texturas em cada dedo. Conversando sobre as letras dos nossos nomes, colorimos areia e colamos sobre elas para que pudéssemos lê-las com nossas mãos. Sentimos muitas texturas construindo uma cidade de diferentes tecidos e animais como, pássaros com suas penas macias e porcos espinhos que espetam, além das gostosas melecas, como chamam as crianças…

 

MAO 5 CREME 7 MASSINHA 13 CREME 6

O olfato e o paladar foram uma explosão de cheiro e sabores… tudo começou com a nossa conversa sobre as frutas, para saber quais eram doces e quais eram azedas, para enfim fazermos uma deliciosa salada de frutas! Produzimos delícias cheirosas também, como massinhas com canela e tintas com suco em pó, brincamos com talco e recortamos coisas gostosas de cheirar e comer que encontrávamos nas revistas…

MASSINHA 12 MAÇA 8  SALADA 9   SALADA 10  SALADA 11 RECORTANDO 15

TALCO 14

Para trabalhar nossa audição fizemos uma coletânea de sons conhecidos e era preciso muita atenção para ouvi-los e encontrar o desenho equivalente impresso em uma folha de papel. Conversamos sobre Beethoven e sua habilidade para compor músicas, mesmo tendo perdido parte de sua audição. Com olhos vendados, brincamos de perseguir o som e ouvindo diferentes gêneros musicais, pintamos nossas impressões no papel…

2 pensamentos

  1. Parabéns Maira e Aline! Que delícia de trabalho e que delícia vê-los tão envolvidos nas atividades.

Deixe uma resposta