Library Circle

Libary Circle

Todas as quintas feiras as crianças do JK levam para casa um livro da nossa biblioteca.

O livro é escolhido pela própria criança, que além de escolhê-lo participa do processo de escrever seu nome no nosso controle de empréstimos, colocá-lo na sacolinha e pendurá-lo junto a mochila.

image_3

O livro retorna para a escola na segunda-feira e na terça realizamos uma atividade para que a criança possa contar como foi a leitura do livro em casa, o que mais apreciou na história e também reforçar elementos específicos das nossas unidades temáticas.

Esta semana por exemplo, colocamos todas as obras no centro da nossa roda e o objetivo era encontrar “circles” na capa do livro. Foi interessante observar que quase todas as crianças apontaram a letra “o” no título do livro como o “circle” mais recorrente, além de “heads, eyes, noses and mouths”.

image_2

Esta prática, além de contribuir na formação de leitores ativos e contribuir para que aprendam a zelar pelo livro, que é um bem comum da sala, também deixa nossos pequenos muito orgulhosos por levarem para casa uma pedacinho da escola. Não raro pais muito orgulhosos dividem conosco a emoção de ter ouvido o filho contar uma história em casa usando muitas palavras em inglês.

As vezes alguns pais relatam que não sentiram envolvimento do filho na leitura, por isso gostaria de fazer algumas sugestões sobre como conduzir a leitura em casa:

– mostre interesse pelo livro;

– não necessariamente o livro deve ser lido em inglês;

– muitas vezes é fácil inferir a história através das figuras e vale improvisar;

– se a criança não demonstrar muita animação, sente-a no seu colo ou do lado de sua cama e apenas folheie as páginas mostrando o que acha engraçado, interessante ou intrigante;

– elogie quando a criança contar a história ou falar sobre suas impressões e experiências, seja em português ou em inglês.

De mais é aproveitar esta oportunidade para passar alguns minutos descontraídos com seu filho.

Boa leitura!

Deixe uma resposta